sábado, 21 de março de 2015

Uma borboleta amarela? Ou uma folha seca que se desprendeu e não quis pousar? ________________________ Mario Quitana


O inverno do meu ano termina. 
Amanhã, terei vivido mais quatro estações. 
No fluxo das folhas que nascem e caem, 
renasço e morro todo dia. 
E na cegueira de noites longas, 
ainda aponto o tempo. 
Tem manhã que é euforia de verão. 
Há tardes pensativas de outono. 
Todo o clima cabe num dia.
 Mas ainda, quero fazer de todo 
meu ano uma longa primavera, 
sem me importar com os dias, 
sem esperar seus frutos.

Juju M.
O Outono é aquela estação do ano em que a nostalgia ataca em peso. As árvores despem-se quase por completo e as ruas são infestadas com o cheiro a terra molhada e folhas caídas. Não tenho nada a apontar quanto ao cheiro, é deveras apaziguador se formos pensar bem. O que eu não gosto é mesmo da nostalgia e do quanto me custa pensar nisso. Os ventos não são só incomodativos para o corpo pois parece que trazem com eles um monte de pontos para pensar. O Outono simboliza o regresso às aulas: as conversas de verão, à noite numa esplanada ou na praia, dão lugar a mensagens enviadas à pressa ou a conversas breves no banco do autocarro. O tempo começa a ficar limitado e os hobbies parecem não ser suficientes para escapar à rotina. Sinto, com o Outono, que os pensamentos sobre o amor são cada vez mais frequentes e parece haver uma enorme necessidade em dar as mãos ou dividir uma manta num Domingo à tarde em frente à televisão. Talvez seja a carência a falar mais alto mas acho que a chuva que espreita à janela me sussurra para que eu saia de casa. Mas faltam-me os objetivos. Parece que com o tempo eles deixaram de existir e agora apenas paira sobre mim uma enorme dúvida sobre o que devo fazer, pelo que devo lutar. Falta-me a força, faltam-me os motivos e a vontade. No Outono sou uma mera folha caída, coberta em água da chuva, esperando que num dia esteja novamente apta para voar.

Pauo Alexandre Silva

Que seja m belo outono!

Nenhum comentário:

Postar um comentário