domingo, 7 de novembro de 2021

"(...) refleti que no fim todos passam e tudo passa; o fim é um grande sossego e um imenso perdão." ______________________ Rubem Braga

METADE 


Que a força do medo que tenho 
Não me impeça de ver o que anseio; 
Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca; 
Porque metade de mim é o que eu grito, 
Mas a outra metade é silêncio...                                                     


Que a música que eu ouço ao longe Seja linda, ainda que tristeza; 
Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada Mesmo que distante; 
Porque metade de mim é partida Mas a outra metade é saudade... 


Que as palavras que eu falo 
Não sejam ouvidas como prece 
E nem repetidas com fervor, 
penas respeitadas como a única coisa que resta 
A um homem inundado de sentimentos; 
Porque metade de mim é o que ouço 
Mas a outra metade é o que calo... 

 Que essa minha vontade de ir embora 
Se transforme na calma e na paz que eu mereço; 
E que essa tensão que me corrói por dentro 
Seja um dia recompensada; 
Porque metade de mim é o que penso 
Mas a outra metade é um vulcão... 

Que o medo da solidão se afaste 
E que o convívio comigo mesmo Se torne ao menos suportável; 
Que o espelho reflita em meu rosto 
Um doce sorriso que me lembro ter dado na infância; 
Porque metade de mim é a lembrança do que fui, 
A outra metade eu não sei... 

Que não seja preciso mais do que uma simples alegria para me fazer aquietar o espírito 
E que o teu silêncio me fale cada vez mais; 
Porque metade de mim é abrigo 
Mas a outra metade é cansaço... 

Que a arte nos aponte uma resposta 
Mesmo que ela não saiba 
E que ninguém a tente complicar 
Porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer;
 Porque metade de mim é platéia 
E a outra metade é canção... 

 E que a minha loucura seja perdoada 
Porque metade de mim é amor 
E a outra metade... também. 



 Oswaldo Montenegro

Nenhum comentário:

Postar um comentário